Ao andar a dar uma vista de olhos pela últimas notícias on line chamou-me a atenção este título: "Adolescentes preferem Facebook a blogues"! Cá está talvez a razão pela qual é difícil levarmos os nossos alunos a participarem em blogues. O seu interesse está centrado noutra realidade - as redes sociais. Será que é esse o caminho a seguir?
http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=53994
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sim, as redes sociais estão a tornar-se numa forma dominante de communicação entre os jovens.
ResponderEliminarNão quero pensar que estamos como professores sempre a ficar para trás... Não depois de todas as horas que passamos a tentar actualizar-nos e inventar estratégias para motivar os nossos alunos (e a nós próprios). Prefiro pensar que os alunos estão, isso sim, a ficar preguiçosos e preferem as redes sociais porque não precisam nem de escrever muito (e muito menos correctamente) nem de ler muito. Não desistamos!
ResponderEliminarDe facto não é surpreendente... Redes sociais: mais simples, mais interactivas, mais imediatas, menos tempo de leitura e de escrita (concordo com a Clara), enfim, menos esforço e mais feedback em menos tempo... Teremos de nos adaptar a este modelo de sociedade ou lutar contra ele?
ResponderEliminarAcho que se calhar temos de nos adaptar. Lá diz o ditado "Se não os consegues vencer, junta-te a eles"!
ResponderEliminar